Desta sexta-feira, 1º, até o dia 10 de agosto, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) apresenta a mostra 50/50: Clássicos Coreanos Restaurados, com sete filmes produzidos durante a década de 1950 na Coreia do Sul. A programação celebra o 50° aniversário do Korean Film Archive (Kofa), uma das mais importantes instituições de preservação audiovisual do continente asiático, e destaca obras produzidas à sombra da Guerra da Coreia (1950-1953).
Com entrada franca, a mostra tem apoio da Cinemateca Brasileira. A realização é da Cinemateca Capitólio e Korean Film Archive.
Programação - Os sete filmes exibidos retratam diversas facetas da realidade do país no período imediatamente posterior ao conflito armado que chancelou, em 1948, a divisão da península em dois países - Coreia do Norte e Coreia do Sul - e o início de uma guerra traumática.
Na noite de abertura, sexta-feira, 1º, será exibido A Flor no Inferno, dirigido por Shin Sang-ok, um dos grandes mestres da história do cinema coreano. O filme narra a chegada de um jovem do interior a uma Seul tomada por criminosos, prostitutas e soldados americanos.
Andrea Brasil