...

...

Fuga: uma jóia perdida do hard rock gaúcho

Publicada em: 01/08/2025 10:33 - Radar Musical

Quando se fala do rock gaúcho dos anos oitenta, o que vem à mente das pessoas são bandas como Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, TNT, Replicantes, Cascavelettes, Garotos da Rua e DeFalla. Alguns mais informados lembrarão também de Tarantiriça, Astaroth, Bandaliera, Pupilas Dilatadas e Os Eles. Mas poucos, mesmo dentro do Rio Grande do Sul, fazem ideia que o estado foi o berço de uma das melhores bandas de hard rock surgidas no Brasil naquela década: a Fuga.

O grupo nasceu no coração do RS, na cidade de Santa Maria, e era formado por Edson Kroth (o popular Pylla) nos vocais, Rafael Ritzel e Zezinho Cacciari nas guitarras, o excelente baixista Gonçalo Coelho e o baterista Pipoca. O som do quinteto era um hard rock refinado, com ótimas passagens instrumentais e grandes melodias, que conquistou uma grande legião de fãs entre a juventude gaúcha do final dos anos oitenta.

 

A Fuga começou a chamar a atenção da galera através dos shows constantes em Santa Maria. Para quem não sabe, a cidade é um grande pólo estudantil, graças a universidade federal que lá existe e que atrai milhares de estudantes de todos os cantos do estado, e também do Brasil. Ou seja, viver em Santa Maria no final dos anos oitenta, época em que centenas de bandas explodiam Brasil afora e o rock brasileiro ganhava cada vez mais destaque nos mais variados veículos, era o paraíso para qualquer jovem fã de rock and roll.

Um fato chamava a atenção na cidade: enquanto Porto Alegre sempre primou por possuir uma cena de bandas influenciadas pelo rock inglês sessentista de Beatles, Stones e afins, Santa Maria tradicionalmente sempre possuiu grupos mais pesados e tremendamente influenciados pelo heavy metal e pelo hard rock californiano.

 

Com a Fuga não era diferente. Todos bons músicos, os integrantes do grupo desde o início executaram um som pesado, cuja principal característica, além da excelência instrumental inédita até então, eram as linhas vocais grudentas criadas pelo vocalista Pylla. Isso fica claro já no primeiro disco dos caras, batizado apenas com o nome do grupo e lançado em 1989. Nele estão os principais sucessos da banda, e pelo menos duas faixas que marcaram época na cena gaúcha do final dos anos oitenta: "Sentimento Perdido" e "Sem Medo".

 

Por Ricardo Seelig

Leia mais em: https://whiplash.net/materias/biografias/102999-fuga.html

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...